Objetivos Específicos:
- estimular as ações
motoras de ataque: reter e de defesa: esquivar – se, livrar-se,
-
Construir novos estímulos de movimentação,
- Resolver as
situações de conflito e superação de limites, surgidas durante a atividade em
comum,
-
Participar da atividade em convívio com os outros colegas que possibilitem o
reconhecimento do corpo como meio de comunicação, de expressão e de atuação nas
relações sociais.
Conteúdos:
- Técnicas de ataque e defesa do Karatê
Procedimentos Metodológicos:
Aquecimento (10 min.):
Caçadores de Grampos
A turma se espalhará
pela sala, sentados em círculo e com dois alunos centrais. Todos os estudantes
deverão receber 2 grampos (prendedores de roupa) prender na barra da calça. Os alunos
centrais deverão retirar o maior número de grampos no tempo estipulado pelo o
professor. Trocando sempre os alunos centrais, conforme o tempo e grampos
conquistados vencerá o aluno que foi mais rápido.
Alongamento
Membros inferiores
para os que estão sentados, inferiores e superiores para alunos centrais.
Aula propriamente
dita (20 min.):
Corrida
ao ouro
A
turma será dividida em 2 equipes. Cada equipe ficará em coluna e um da equipe
começará a corrida para outra extremidade da quadra. Na extremidade correspondente
de cada grupo estará o ouro com um pote de fichas desenhado com ataques e
defesas. Ao sinal do professor o primeiro de cada equipe deverá chegar até o
ouro e reproduzir o que sorteou. A equipe que terminar primeiro vence a rodada.
A
bexiga encantada
Todos
os alunos na quadra com três bexigas cada um, será dividida dupla. Cada aluno
amarrará em pontos estratégicos. Cada aluno tentará estourar as bexigas de seu
adversário com técnicas de ataque, porém usará técnicas de defesa para não
perder suas bexigas.
Volta a calma (10
min.):
Passe adiante
Turma em formação de
círculo, um dos alunos indicado pelo professor vai começar a fazer uma técnica
de ataque para defesa, porém o próximo não pode repetir o que foi feito
anteriormente.
Obs: quem repetir ou
não lembrar de fazer ficará do lado de fora fiscalizando junto ao professor.
Avaliação da aula e dos objetivos:
Observação dos aspectos cognitivo, motor e social.
Materiais:
Quadra poliesportiva, grampo de roupa e bexigas.
Referências:
Olivier, J. Das brigas aos jogos com regras. Artmed,
2002.
essa aulas será de alto rendimento para os principiantes, valeu demais........
ResponderExcluirÓtima plano de aula.
ResponderExcluir