domingo, 26 de fevereiro de 2012

Formação Profissional em Educação Física


    A luta vem sendo constituída como uma das mais antigas manifestações culturais, estando presente nas diferentes culturas e sociedade, nelas predominam suas características que fazem um único estilo de luta. No entanto suas preparações pode ser para guerra,auto-defesa,exercício física,jogo ou como ação ritualística.Seu primeiro ‘torneio’ aconteceu na Grécia,com regras rígidas e gladiadores lutando pela glória  e sua vida.Atenienses,Espartanos,China e Japão tinham a luta como parte de sua educação e não apenas para seu caráter bélico que com o surgimento de armas de fogo passou a decidir as guerras.A partir deste acontecimento a luta passa a fazer parte do processo educacional e esportivo onde o profissional de educação física  deve estar preparado para ensinar, mediar e intervir.

  A educação física deve trabalhar com a disciplina de lutas diferentes implicações e valores além de associar alguns temas como violência e cultura, onde a ludicidade é uma ferramenta muito importante para o desenvolvimento e o aprendizado. No entanto, isso acontece apenas se o profissional estiver preparado, alguns profissionais têm vínculos com uma luta especifica direcionando as aulas para uma única modalidade, acarretando alguns problemas, pois o importe é que o graduado aprenda a utilizar a luta como um todo podendo assim atingir o objetivo de um programa de educação nas escolas.

  Na tentativa de trazer as lutas na aula de Educação Física nas escolas devemos trabalhar com a cultura corporal propondo dois tipos de ação- tocar e segurar. Nas lutas de toque, apresentamos o controle dos membros superiores e inferiores para que não haja prejuízos físicos, propondo para as aulas, atividades lúdicas sem muitas técnicas  com fundamentos que trazem resposta positiva na experiência vivenciada.

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Classificação de técnicas de Domínio, Percussão e Mistas

Conhecimento de alguns, já de outros nem tanto a diferença de lutas de domínio, percussão e mistas. Para os leigos das modalidades iremos esclarecer e fornecer informações sobre algumas delas com suas classificações, que para muitos é somente Judô tem que projetar o adversário, Karatê chutes e socos, Jiu - jitsu estrangulamentos  e Esgrima tocar com espada, e dentro destas temos ainda outra
classificação de distância que tem entre elas como curta, média e longa.

As de domínio, citaremos Judô, Jiu-jitsu é onde os adversários tem que ter domínio de seu oponente para poder desenvolver sua modalidade, não se pode dar continuidade se não tiver esse contato de distância curta, de agarrar o kimono (roupa utilizada nas modalidade)e projetar o adversário.




                                                                            Judô

                                                                           Ji-Jitsu


As de percussão, citaremos Muay Thai, Karatê e Taekwondo é onde o oponente tem que ter a técnica e estratégias de tocar partes do corpo para pontuar com chutes no tronco lateralmente e cabeça e preservando a integridade física do adversário em uma distância média, já que nas modalidades anteriores tem que ter muito contato de pegada para evolução do combate.

                                                                         Muay Thai


                                                                           Karatê
                                   

                                                                       Taekwondo


A de percussão e de longa distância, citaremos Esgrima na qual existe três armas branca, onde os oponentes se tocam com o manuseio da espada, ou do sabre ou do florete no que se difere na lâmina, em  uma longa distância, mais em pontos estratégicos para pontuação.


                                                                       Esgrima
                                                       



E as mistas que é a junção de domínio e percussão, citaremos MMA onde os oponentes tem o contato de domínio como também de percussão,com quedas,chutes e socos no qual eles buscam o nocaute do adversário.


 MMA



Mas, pela falta de conhecimentos muitos acreditam que são perigosas e violentas e que não se deve ser utili-
zadas no âmbito escolar nas aulas de Educação Física, apesar da grande diversidade de cada modalidade que, cada uma tem suas regras e técnicas que deve ser seguidas com dedicação, disciplina, respeito mútuo com seu oponente. Seguindo esse raciocínio, conseguimos trabalhar não só em escolas a cidadania, mas em grandes e várias comunidades carentes, assim, deixando-os longe da criminalidade que os cerca. Muitas dessas modalidades não cria um simples indivíduo, mais sim um grande cidadão responsável e crítico. E se consegue ensinar com brincadeiras lúdicas estes cuidados, sem ter que entra na modalidade específica, na qual muitos profissionais da área de Educação Física não tem o conhecimento necessário das modalidades. 

Aula de lutas do curso Licenciatura em Educação física





















   A aula de lutas com a professora Ms.Keith Sato Urbinati  atleta e técnica desportiva de Karate proporcionou um aprendizado teórico e prático, não somente sobre uma luta especifica , mas sobre a atuação de um profissional na área da educação, estimulando a turma a ter objetivos,  projetos a serem desenvolvidos através da atividade física , lutas e a sociabilização, colocando dentro das suas dinâmicas as experiências enquanto profissional.         

Lutas no Ambiente Escolar


Lutas no Ambiente Escolar

A luta já existe desde séculos passados, a onde era praticada para a sobrevivência até pelo prazer de estar em combate, que acontecia na era Roma. Cada categoria de luta tem o comprometimento de ajudar um individuo, a controlar seu corpo e mente, mostrando que a luta não é pra os fins de violência, e sim ajuda para o desenvolvimento do praticante. Como mostra  o fundador do judô Jigoro Kano .Essa uma característica que é valida para todas as lutas, não tem como praticar uma categoria de luta, sem conhecer seus verdadeiro princípios.
Sabemos que a pratica das lutas é admirada por diferentes povos, que cada um tem uma forte admiração pela uma determinada categorias  Judô,Jiu- Jitsu, Muay Thai, Kung-Fu ,Karatê,Capoeira , Boxe, Taekwondo , etc. Mas no Japão  e china o aprendizagens da luta faz parte da sua educação e cultura, como mostra o Japão devemos levar a arte da luta para dentro das escola um objetivo de passar educação e aprendizagem do corpo e da mente, e não formar grandes atletas e utilização de técnicas dentro as escolas e sim de passar a o que é uma luta pra que serve com o intuito de levar a informação, os alunos,para que no seu futuro próximo ele possa ter a oportunidade, de fazer uma continuação, do que foi passado.
Para que isso possa ocorrer dentro das escolas o profissional de educação física tem possuir um conhecimento sobre a habilidade abordada, ou seja, tendo que seguir um currículo em que a, luta tem trabalhar algumas necessidades, cultural e motora, que possibilitem aprender e ensinar e não aprender a executar as técnicas. Mesmo assim mostra que o percentual de profissionais, da área de educação física na modalidade  luta é ainda muito baixo e tão pouco praticado nas escolas públicas, sendo que nem todos se interessam  por passar essa modalidade, e tem o fato de que as escolas ainda achem, que luta serve para instigar, ainda mais o lado da violência, mostrando que ainda temos que lutar muito para essa modalidade seja encaixada, como uma forma de educação e cultura vista com bons olhos de todos.

Lutas no Ambiente Escolar





Este video é muito legal de assistir,adoradores da modalidade


sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

JUDÔ = Caminho Suave

   Arte marcial criada em 1882, pelo Sensei Jigoro Kano formado em Educação Física. Praticante de Jiu-Jitsu, não concordava com as regras da modalidade. Kano tinha como objetivo criar uma técnica de defesa pessoal, além de desenvolver o fisíco,espirito e mente. E com suas habilidades de luta e aliando os seus conhecimentos de Educação Física baseou-se em diversos princípios, um deles,o da não resistência, desta forma criou os golpes de projeção, tudo isso com respeito, disciplina e humildade onde todos poderiam praticar a modalidade,desde uma criança até adultos de idade mais avançadas. Com busca constante de conhecimentos em outras escolas, o que lhe permitiu mais tarde formar um conjunto de técnicas, regras e princípios que viriam a se constituir o Judô que hoje conhecemos.



"Nossa maior glória não está em nunca cair,
mas em nos levantarmos cada vez que caímos."
Oliver Goldsmith